PCP (Programação e Controle da Produção)
Ordem de Produção
Ordem de Produção
Este artigo tem como objetivo explicar a finalidade de como emitir Ordem de Produção com e sem pedido de venda.
Este módulo tem a finalidade de realizar o planejamento e controle da produção, através dele você realizar a programação da produção ou seja a ação de avaliar a demanda total a ser produzida pela fábrica e então determinar quando cada atividade produtiva será executada. Acompanhamento de desempenhos através de relatórios.
1) Emissão da Ordem de Produção
Para efetuar a emissão da OP, acesse PCP > PCP ( Programação e Controle da Produção ) > Ordem de Produção, vá até a barra superior no canto esquerdo botão Incluir [F3]. A primeira informação a ser indicada será o Tipo Ordem Produção, como padrão o sistema possui 3 tipos cadastrados:
OP - K230 - PRÓPRIA : Utilizado para produção
OP - K250 - TERCEIRO: Utilizado para industrialização de empresas terceira
OP - K260 - REPROCESSO: Utilizando para consumir matéria prima em uma substituição no processo por defeito, danificado.
Após definido Ordem Produção Tipo, a próxima informação a ser definida é Filial que ocorre o produção ( aplicado quando tem multi-filial ).
As informações de data emissão e inicio, previsão de inicio e término, data aprovação e validade da OP, será data de inclusão pelo calendário do Windows.
Data emissão: Data que foi Incluído [F3] a ordem de produção.
Previsão de inicio: Data de inicio de produção poderá ser igual ou diferente da emissão.
Previsão de Término: Data que indica o fim da produção.
Data aprovação: Data aprovação poderá ser igual ou diferente da emissão, pois a emissão poderá ser realizada por operacional e aprovado por supervisor de PCP.
Data Inicio: A data será inserida quando se Iniciar a ordem de produção.
Data Fim: A data será inserida quando se realizar a Ordem Produção Entrada
Com as datas informadas a próxima informação a ser definida pelo usuário é a indicação tipo explosão: Explosão Total ou Primeiro Nível.
Explosão Total: Explode os itens de primeiro nível ( PE - Produtos Elaborados) , Componentes ( PE - Produtos Elaborados) que fazem parte da composição do primeiro nível e as Matérias Primas.
Primeiro Nível: Apenas itens de primeiro nível ( PE - Produtos Elaborados) e Matérias Primas.
2) Inclusão dos produtos
Com as informações básica já preenchidas na etapa anterior, agora será informado o código do produto e quantidade a ser produzida. O campo de previsão que contem as informações de fábrica e Almoxarifado é aplicado quando se utiliza Atividade / Processo / Roteiro de produção.
Com o produto informado e quantidade a ser produzida informado, o próximo passo será Aprovar e Iniciar a ordem de produção, esse processo pode ocorrer ao mesmo tempo que inclusão ou tem tempos distintos.
Com a ordem de produção, aprovada na Aba de explosão estrutura é possível auditar a quantidade explodida de produtos, a explosão estrutura calcula a ficha técnica X quantidade a produzir.
As impressões de ordem de produção, estão localizada na barra inferior relatórios.
O sistema possui impressão padrões e impressões configuráveis, caso uma configuração não atenda a necessidade do usuário é possível desenvolver uma especifica.
3) Legenda
Na tela principal das ordens de produção, existe uma legenda para os status das ordens de produção, com ela o usuário pode acompanhar em situação OP de encontra.
Aberta: Foi incluída OP mas não foi iniciado o processo.
Iniciada: Teve inicio no processo de fabricação.
Entrada Parcial: Parcialmente a produção da quantidade a ser fabrica foi finalizada.
Finalizada: Quantidade total da OP foi finalizada de produzir.
Canceladas: A ordem de produção foi anulada ou suspensa, cancelada.
Ordem produção entrada
Entrada de Produtos Acabados
O Módulo tem a finalidade fazer a entrada de produtos acabado, através dele vamos gerar o saldo de produtos produzidos na fabrica, seja por inserção manual, captura de estoque ou apontamento de produção.
1) Entrada de produtos acabados
Para efetuar a emissão, acesse PCP > PCP ( Programação e Controle da Produção ) > Ordem Produção Acabados, vá até a barra superior no canto esquerdo botão Incluir [F3].
Após incluir a entrada de produtos acabados, data movimento vai ser como padrão a data do calendário do Windows, o campo de OP número é local aonde será informado o número da ordem.
O campo OP lote são os lotes de produção, nesse campo você pode informar apenas um lote ou importar todos os lotes da ordem de produção.
Para realizar a pesquisa dos lotes de produção, basta clicar na lupa.
Para informar apenas um lote de produção, basta selecionar a linha do lote e clicar em OK.
Para realizar a entrada de produtos acabado de todos os lotes, basta passar com um TAB ou Enter no campo de OP lote que uma mensagem questionando Importar série sim ou não. Confirmando SIM todos os lotes serão importador para a entrada de produtos acabados, NÃO a importação dos itens será abortada.
Com os itens já importado para entrada de produtos acabados, basta clicar em finalizar processo.
Pronto, finalizamos a entrada de estoque dos produtos produzidos.