Microys Industrial | PCP
- PCP (Programação e Controle da Produção)
- Produção
- Códigos de Barra
- Processos
- PCM - Planejamento e Controle da Manutenção
PCP (Programação e Controle da Produção)
Ordem de Produção
Ordem de Produção
Este artigo tem como objetivo explicar a finalidade de como emitir Ordem de Produção com e sem pedido de venda.
Este módulo tem a finalidade de realizar o planejamento e controle da produção, através dele você realizar a programação da produção ou seja a ação de avaliar a demanda total a ser produzida pela fábrica e então determinar quando cada atividade produtiva será executada. Acompanhamento de desempenhos através de relatórios.
1) Emissão da Ordem de Produção
Para efetuar a emissão da OP, acesse PCP > PCP ( Programação e Controle da Produção ) > Ordem de Produção, vá até a barra superior no canto esquerdo botão Incluir [F3]. A primeira informação a ser indicada será o Tipo Ordem Produção, como padrão o sistema possui 3 tipos cadastrados:
OP - K230 - PRÓPRIA : Utilizado para produção
OP - K250 - TERCEIRO: Utilizado para industrialização de empresas terceira
OP - K260 - REPROCESSO: Utilizando para consumir matéria prima em uma substituição no processo por defeito, danificado.
Após definido Ordem Produção Tipo, a próxima informação a ser definida é Filial que ocorre o produção ( aplicado quando tem multi-filial ).
As informações de data emissão e inicio, previsão de inicio e término, data aprovação e validade da OP, será data de inclusão pelo calendário do Windows.
Data emissão: Data que foi Incluído [F3] a ordem de produção.
Previsão de inicio: Data de inicio de produção poderá ser igual ou diferente da emissão.
Previsão de Término: Data que indica o fim da produção.
Data aprovação: Data aprovação poderá ser igual ou diferente da emissão, pois a emissão poderá ser realizada por operacional e aprovado por supervisor de PCP.
Data Inicio: A data será inserida quando se Iniciar a ordem de produção.
Data Fim: A data será inserida quando se realizar a Ordem Produção Entrada
Com as datas informadas a próxima informação a ser definida pelo usuário é a indicação tipo explosão: Explosão Total ou Primeiro Nível.
Explosão Total: Explode os itens de primeiro nível ( PE - Produtos Elaborados) , Componentes ( PE - Produtos Elaborados) que fazem parte da composição do primeiro nível e as Matérias Primas.
Primeiro Nível: Apenas itens de primeiro nível ( PE - Produtos Elaborados) e Matérias Primas.
2) Inclusão dos produtos
Com as informações básica já preenchidas na etapa anterior, agora será informado o código do produto e quantidade a ser produzida. O campo de previsão que contem as informações de fábrica e Almoxarifado é aplicado quando se utiliza Atividade / Processo / Roteiro de produção.
Com o produto informado e quantidade a ser produzida informado, o próximo passo será Aprovar e Iniciar a ordem de produção, esse processo pode ocorrer ao mesmo tempo que inclusão ou tem tempos distintos.
Com a ordem de produção, aprovada na Aba de explosão estrutura é possível auditar a quantidade explodida de produtos, a explosão estrutura calcula a ficha técnica X quantidade a produzir.
As impressões de ordem de produção, estão localizada na barra inferior relatórios.
O sistema possui impressão padrões e impressões configuráveis, caso uma configuração não atenda a necessidade do usuário é possível desenvolver uma especifica.
3) Legenda
Na tela principal das ordens de produção, existe uma legenda para os status das ordens de produção, com ela o usuário pode acompanhar em situação OP de encontra.
Aberta: Foi incluída OP mas não foi iniciado o processo.
Iniciada: Teve inicio no processo de fabricação.
Entrada Parcial: Parcialmente a produção da quantidade a ser fabrica foi finalizada.
Finalizada: Quantidade total da OP foi finalizada de produzir.
Canceladas: A ordem de produção foi anulada ou suspensa, cancelada.
Ordem produção entrada
Entrada de Produtos Acabados
O Módulo tem a finalidade fazer a entrada de produtos acabado, através dele vamos gerar o saldo de produtos produzidos na fabrica, seja por inserção manual, captura de estoque ou apontamento de produção.
1) Entrada de produtos acabados
Para efetuar a emissão, acesse PCP > PCP ( Programação e Controle da Produção ) > Ordem Produção Acabados, vá até a barra superior no canto esquerdo botão Incluir [F3].
Após incluir a entrada de produtos acabados, data movimento vai ser como padrão a data do calendário do Windows, o campo de OP número é local aonde será informado o número da ordem.
O campo OP lote são os lotes de produção, nesse campo você pode informar apenas um lote ou importar todos os lotes da ordem de produção.
Para realizar a pesquisa dos lotes de produção, basta clicar na lupa.
Para informar apenas um lote de produção, basta selecionar a linha do lote e clicar em OK.
Para realizar a entrada de produtos acabado de todos os lotes, basta passar com um TAB ou Enter no campo de OP lote que uma mensagem questionando Importar série sim ou não. Confirmando SIM todos os lotes serão importador para a entrada de produtos acabados, NÃO a importação dos itens será abortada.
Com os itens já importado para entrada de produtos acabados, basta clicar em finalizar processo.
Pronto, finalizamos a entrada de estoque dos produtos produzidos.
Produção
Códigos de Barra
Processos
PCM - Planejamento e Controle da Manutenção
OSM
OSM - Ordem de serviço Manutenção
Este artigo tem como objetivo explicar a finalidade de como emitir Ordem de Serviço de Manutenção com e sem a OSM - Solicitação.
Este módulo tem a finalidade de realizar o Planejamento e Controle da Manutenção, você terá o gerenciamento do Tipo serviço, aplicação, manutenção, nível de prioridade, apontamentos de horas e material consumidas, elaboração dos cronogramas e controle do programação de serviços e parada de maquina. Acompanhamento de desempenhos através de relatórios.
1) Preenchimento da Ordem de Serviço Manutenção.
Para efetuar a emissão da OSM através do sistema Microsys, Acesse PCP > PCM > OSM > MANUTENÇÃO. Vá até a barra superior no canto esquerdo botão Incluir [F3], o primeiro campo de informação a ser informado será o Equipamento / Ativo, caso o serviço não envolva o Equipamento / Ativo e sim o Centro de custo, poderá ser ignorado e informado o número do centro de custo.
2) Funcionário Solicitante e Executor.
O sistema Microsys irá preencher automaticamente o nome do Funcionário Solicitante através do vinculo de cadastro do usuário, caso o Funcionário Solicitante seja outro, basta realizar uma pesquisa de informações e então informar o solicitante. Já definido o solicitante, o Funcionário Executor será a próxima informação.
3) Indicação do Serviço e descrição do laudo / Queixa.
O serviço é informado no campo código na aba serviço.
A descrição do Laudo / Queixa aba correspondente.
3) Iniciando a OSM e Status.
Com as etapas anterior preenchidas ( Equipamento / Ativo e/ou Centro de custo, funcionário solicitante e executor, serviços, laudo / queixa) vamos Iniciar OS.
Após clicar em Iniciar OS, o campo de Status será alterado automaticamente para Em Andamento.
O Botão Parar OS, aplica-se quando tiver a necessidade de Parar OS por algum motivo, exemplo: Aguardando compras / chegada de peças, serviço de terceiras. O status também será alterado automaticamente para Parado.
4) Indicação de Apontamento horas e materiais consumidos.
Agora que o manutentor realizou o serviço solicitado na OSM, vamos realizar o apontamento dos procedimentos executados, vai ocorrer em 3 etapas : Observação (descrição), Requisição Almoxarifado ( materiais ), Apontamento ( Horas).
A requisição almoxarifado deve ocorrer com o status Andamento, no status finalizada não será possível fazer o vinculo na requisição de Ordem de serviço.
Na Aba do campo Observação será descrito os procedimentos que o manutentor realizou.
Na Aba do Campo Requisição Almoxarifado, as informações são listadas através da baixa que é realizada na requisição de almoxarifado.
Na requisição Almoxarifado as colunas de informações vinculadas a ordem de serviço serão: Código da Maquina, Ordem de Serviço, Centro de Custo. Conforme exemplo abaixo.
Com tela de apontamento aberta, Click em Iniciar [F3] e logo após informe o funcionário executor.
Agora com o funcionário informado, o próximo passo é Finalizar Apontamento [F8].
Na tela PCM - Período do Movimento será informado Data inicial / Hora final e Data Final / Hora Final e logo após Confirmar [F5].
Ao realizar o apontamento do Período do Movimento, deve-se ter atenção aos intervalos de Períodos / turno, sem a indicação PCM contabilizará as horas corrida.
Apontamento com mais que um funcionário executor, o processo de apontamento será o mesmo que anterior. Com tela de apontamento aberta, Click em Iniciar [F3] e logo após informe o funcionário executor. Com o funcionário informado, será repetido o processo de Finalizar apontamento [F8].
5) Ajuste de Apontamento - Abrir [F5] ou Excluir [F6].
Na impressão da ordem de serviço abaixo, foi visualizado que não foi respeitado o Período / turno. Para editar o apontamento, click em Abrir [F5] e logo após Finalizar Apontamento [F8]. Caso necessário realizar a exclusão do apontamento, click em Abrir [F5] e logo após Excluir [F6].
6) Finalização e Impressão da OSM.
Com o apontamento realizado nas etapas anterior, pode-se Fechar OS e o Status mudará para Finalizada.
Basta Imprimir OS para visualizar a mesma.
çpçppç
OSM Funcionário
Ordem de Serviço Funcionário
Este artigo tem como objetivo explicar a finalidade de como controlar Ordem de Serviço funcionário.
A aba ordens de Serviço funcionário, dentro do módulo de Planejamento e Controle da Manutenção tem a função de controle gestão à vista, a função é semelhante ao Kanban para acompanhar o Status de andamento das ordens de serviços.
OSM Solicitação
Este artigo tem como objetivo explicar a finalidade de como realizar a solicitação de Ordem de Serviço de Manutenção.
Este módulo tem a finalidade de realizar a "ponte de comunicação" da manutenção com os demais centros de custos das indústrias, através dele é possível solicitar junto a manutenção ordens de serviço de manutenção e acompanhar o seu status.
1) Preenchimento da Solicitação Ordem de Serviço Manutenção.
Para efetuar a emissão da solicitação de OSM através do sistema Microsys, Acesse PCP > PCM > OSM > OSM Solicitação. Vá até a barra superior no canto esquerdo botão Incluir [F3], o primeiro campo de informação a ser informado será o Equipamento / Ativo, caso o serviço não envolva o Equipamento / Ativo e sim o Centro de custo, poderá ser ignorado e informado o número do centro de custo.
O Status de definição que se encontra OSM é mostrado no campo OSM / Solicitação ou Ordem de Serviço no canto superior direito da tela.
2) Funcionário Solicitante.
O sistema Microsys irá preencher automaticamente o nome do Funcionário Solicitante através do vinculo de cadastro do usuário, caso o Funcionário Solicitante seja outro, basta realizar uma pesquisa de informações e então informar o solicitante.
Na solicitação o Campo Funcionário Executor, fica inabilitado para preenchimento, a gestor do PCM ira direcionar o Executor.
3) Indicação de laudo / Queixa.
Na aba do Laudo / Queixa o Funcionário Solicitante irão descrever o que está ocorrendo de inconsistência nos Equipamentos / Ativos ou no Centro de Custo, simplesmente solicitar a troca de uma pistola de ar.
Pronto, concluímos sua solicitação de OSM.
4) Legenda de Status da OSM.
Para acompanhar a situação de Status da sua solicitação, no canto superior esquerdo da tela, Click na Aba Consulta e logo abaixo estará a legenda de cores referente a cada Status, azul é cor referente a Solicitações.
5) Mudança de Tipo de OS / Solicitação.
Para efetuar a mudança de OS / Solicitação através do sistema Microsys, Acesse PCP > PCM > OSM > OSM. Localize na legenda a Solicitação (imagem anterior), abra a solicitação de OSM e no Campo OS / Solicitação, mude de solicitação para Ordem de Serviço.
Feito a mudança de Tipo OS / Solicitação, o próximo passo é indicar o Serviço e Iniciar OS e estará Concluída.
Dúvidas de como está preenchendo a OSM, poder ser esclarecida no Manual OSM - Ordem de Serviço de Manutenção.
PCM Painel de Controle
Este artigo tem como objetivo explicar a finalidade de como Controlar os as programações de Serviços.
A aba da OSM - Mapa Manutenção será o módulo de controle do PCM para a "gestão" das OSM. Gerenciar as OSM em Aberto, Ordem de Serviço, Fechada, realizar filtro pelo equipamento, tipo manutenção, serviço e aplicação. Criar agrupamento dos serviços do mesmo equipamento para OSM ou apenas individual, caminho para acessar PCP > PCM > PCM Painel de Controle.
1) Realizando o Filtro de Processar Seleção [F3].
A Maneira mais fácil para estar realizando o Processar Seleção [F3], fazer um filtro pela Data Inicial e Data Final, em nosso exemplo a Data Inicial será 01/02/2021 e Data final 05/02/2021 e selecionar todos no Status Calendário, após isso clicar Processar Seleção [F3].
Gif demonstração.
Próximo etapa será definir qual tipo de Gerar Os,
No exemplo abaixo temos dois tipos de Serviços, lubrificação com Óleo e Graxa para o mesmo equipamento, o botão Gerar OS Individual [F6] é para geração não agrupada e sim individual na ordem de serviço ou seja para cada serviço será gerado uma OSM, o botão Gerar Os Equipamento [F7] será o agrupamento dos serviços em uma única ordem de Serviço. Os serviços abaixo foi optado por trabalhar na OSM de forma agrupado, Gerar Os Equipamento [F7].
Com as ordens de serviço geradas pela programação de serviço, dentro do Mapa de manutenção estará disponível para impressão das OS, a impressão será referente a opção da ordem de serviço, Individual ou Equipamento. Na impressão das OS dentro do Mapa de manutenção NÃO terá vinculo de funcionário executor e Laudo / Queixa.
Em nosso exemplo, apenas usarei a impressão no mapa manutenção para visualizar, mas irei realizar tratar a OSM em OSM - Ordem de Serviço de Manutenção, para realizar o vinculo de informações necessária.
Depois de realizar os passos do PCM - Painel de Controle, as informações necessárias OSM - Ordem de Serviço de Manutenção segue as orientações do Manual.
Programação dos Serviços
Este artigo tem como objetivo explicar a finalidade de como realizar um Plano de Manutenção e suas programações de Serviços.
A composição de um plano de manutenção, nada mais é do que um "papel" e / ou uma série deles, que condiciona os registro das atividades que serão executadas durante o procedimento, bem como a sua periodicidade, serviços, materiais e peças, de cada Equipamento / Ativo que serão levantados e os designados pela atividade.
1) Planejamento de manutenção.
Para elaborar o plano de manutenção do PCM - Planejamento e Controle da Manutenção, acesse PCP > PCM > OSM > OSM Solicitação. Vá até a barra superior no canto esquerdo botão Incluir [F3], o primeiro campo de informação a ser informado será o Equipamento / Ativo.
2) Composição do Serviços.
Na aba de programação de serviços, estaremos realizando a composição do planejamento da manutenção. Nossa primeira composição de informações será os tipo de serviços que iremos planejar e executar.
Para inserir o Tipo de serviço que será utilizada, podemos utilizar duas formas, informando o código manualmente ou realizando uma pesquisa de informações, clicando no campo do código nos três pontos de reticências e será aberta a tela de pesquisas de informações. Dentro da pesquisa de informações pode-se definir o filtro do tipo da pesquisa [F2] - Campos e no campo [Espaço] - Pesquisa digite a informação.
Com o tipo de serviço informado, iremos realizar as configurações tais como Modo Operação, Ambiente, Período, Período Dia, Horas Prevista, Horas de Uso.
O Modo de Operação: Ligada / Desligada é Status de operação que se encontrará o Equipamento no momento da execução do Plano de Manutenção. Em nosso exemplo o equipamento permite realizar a lubrificação em Modo de Operação Ligada.
As informações de Modo de operação do equipamento, deve-se consultar o manual e/ou a gestão de manutenção da sua empresa.
O Ambiente é local aonde será realizado o procedimento, nosso exemplo é interno.
No Campo Período será definido a frequência que será realizado o serviços planejados, a lubrificação ocorrerá de forma semanal.
O Campo Período dia é o dia que será realizado a programação para o Equipamento / Recurso.
Horas prevista é o Campo aonde irá informar um tempo aproximado ou analise de tempo para realizar o procedimento e realizar a gestão de programação de serviços, no exemplo abaixo está sendo indicado 0,14 horas decimais o que equivale 00:08:24 minutos para realizar o serviço.
O campos de Horas Uso será o intervalo de tempo que o manual do fabricante indica ou gestão de manutenção indica, em nosso plano de manutenção o tempo de Horas de uso é referente a 5 (dias) X 8,48 (Horas Trabalhada) = 42,4 Horas Trabalhadas. Umas das formas muito utilizadas pelas empresas, o controle de horas pode ser realizado por horimetro analógico e/ ou horimetro instalado no software IHM do Equipamento.
3) Composição da Ficha Técnica.
A Ficha Técnica será o(s) produto(s) que serão usados no auxilio ou subsistido no equipamentos, exemplo: filtro de ar, filtro de óleo, aditivos de radiador, cabo de vela, vela de ignição, óleo lubrificante, rolamentos, estopa para limpeza, spray desengripante. Em nossa ficha técnica será completado semanalmente o óleo de barramento no dispositivo do equipamento, a quantidade de consumo será baseada no histórico de programações de serviços.
O Campo de observação dentro da ficha técnica, pode ser utilizada para colocar informações de como estar procedendo ou informações de orientações de uso interna de equipe.
3) Composição da Ferramenta.
Na aba de ferramenta, será informando as ferramentas para o Check - list para aplicação e / ou auxilio dos produtos ou procedimentos, no exemplo abaixo utilizaremos uma bomba manual para transferência do óleo e chave Grifo (Cano) para remover e adicionar o copo do óleo de barramento.
O Campo de observação dentro da ferramenta, pode ser utilizada para colocar informações de como estar procedendo ou informações de orientações de uso interna de equipe.
4) Gerando o calendário de Programações de Serviços.
A primeira informação para definir quando será gerado o calendário, será da Data Base para inicio do Calendário, em nosso plano de manutenção a Data base início calendário, será partir do dia 01/02/2021, após a data base será a geração dos calendários tipo seleção ou total,que se encontra no canto esquerdo inferior.
O Tipo Gerar Calendário Seleção se aplicará quando você quiser gerar o calendário especifico, conforme o exemplo abaixo será gerado a seleção do Tipo Serviço, código 34 - Lubrificação óleo barramento.
Gif de demonstração Gerar Calendário Seleção.
O Tipo Gerar Calendário Total se aplicará quando você quiser gerar o Calendário de todos os Tipos serviços informados e planejados. No exemplo abaixo será gerado o calendário total para os dois tipos de serviços informado abaixo, código 34 - Lubrificação óleo barramento e 75 - Lubrificação com Graxa Marron.
Gif de demonstração Gerar Calendário Total.
Após gerar os calendários conforme a necessidade, basta clicar no botão Gerar Ordem Serviço, na Aba PCM - Painel de controle será gerenciado as Ordem de Serviço.
5) Impressão Período (Frequência).
Para realizar a impressão dos serviços programados , click no botão Impressão e selecione a impressão do período desejado. A informação é vinculada no Campo Período na aba Serviços.
Gif demonstrativo.
Interpretação CHECKLIST DE MANUTENÇÃO.
O Checklist de Manutenção traz a visualização das informações preenchidas na composição do serviço, ficha técnica e ferramenta. Junto a Ordem de Serviço pode-se anexar o checklist de manutenção para Funcionário Executor ter a orientação do que estará executando de serviço, o produto que necessita utilizar e as ferramentas adequadas para auxiliar na execução do serviço.
6) Fechando as Programações de Serviços.
Após realizar a OSM - Ordem de Serviço de Manutenção com origem do MAPA Manutenção,será realizado o fechamento de forma automática seu calendário para data da programação, o processo vai ocorrer quando Clicar Fechar OS e Abrir OS.
Gif de demonstração
No exemplo abaixo a Data realizada será a data do fechamento do dia da OS, após os apontamentos. A data nunca será um padrão,pois dependerá do apontamento e Fechar OS.
Outra forma de estar Abrindo e Fechando as programações de manutenções, e na barra inferior no canto direto Abrir e Fechar.
7) Importando Programações.
Tipo de Serviço
PCM - Cadastro de Serviços
Este artigo tem como objetivo explicar a finalidade de como cadastrar o Tipo Serviço.
A Aba de Cadastro do Tipo Serviço, será utilizado na indicação do serviço a ser realizado no ( item 3) sua OSM - Ordem de Serviço de Manutenção, seu cadastro envolve o combinação do Tipo Aplicação e Tipo Manutenção.
Ao realizar o cadastro do tipo serviço, será necessário já ter o cadastro do Tipo Aplicação e Manutenção.
1) Cadastro de Serviço
Para acessar a Aba de cadastro do tipo Serviço, o caminho será: PCP > PCM > Tipo de Serviço.
Com a tela de cadastro de Serviço aberta, vá até a barra superior no canto esquerdo botão Incluir [F3], o primeiro campo de informação a ser informado será a Descrição do Serviço.
Com a descrição do tipo serviço já informado, a próxima informação será Tipo de Manutenção a ser informado, no campo é possível adicionar a informação de duas formas, digitando o código do cadastro do Tipo Manutenção ou realizando uma pesquisa de informações, clicando nós 3 pontos de reticências.
Na pesquisa de informações, as informações apareceram listadas quando cadastradas, tendo a necessidade de pesquisas poderá utilizar o filtro de pesquisa na lateral direita [F2] - Campos e definir o campo de informação de sua preferência. Com o tipo de manutenção selecionado, click em OK [F10].
Com as etapas anterior informadas, a ultima informação será o Tipo de Aplicação.
O Processo para informar o Tipo Aplicação será igual ao do Tipo Manutenção que realizamos anterior.
Pronto, concluímos o cadastro de tipo serviço.
Tipo de Aplicação
PCM - Aplicação Tipo
Este artigo tem como objetivo explicar a finalidade de como cadastrar o Tipo Aplicação.
A Aba de cadastro de tipo aplicação, pertence uma hierarquia de informações para estarmos realizando o cadastro do tipo serviço.
1) Cadastro de Aplicação.
Para acessar a Aba de cadastro do tipo Serviço, o caminho será: PCP > PCM > Tipo Aplicação.
Com a tela de cadastro de aplicação aberta, vá até a barra superior no canto esquerdo botão Incluir [F3], no campo descrição informe o aplicação que deseja.
Pronto, concluímos o cadastro de tipo Aplicação.
Lembre-se de quando finalizar o cadastro de uma informação de estar gravando a mesma, para isso bastar clicar em Gravar [F5].
Tipo de Manutenção
PCM - Manutenção Tipo
Este artigo tem como objetivo explicar a finalidade de como cadastrar o Tipo Manutenção.
A Aba de cadastro de tipo manutenção, pertence uma hierarquia de informações para estarmos realizando o cadastro do tipo serviço.
1) Cadastro de Aplicação.
Para acessar a Aba de cadastro do tipo Serviço, o caminho será: PCP > PCM > Tipo Manutenção.
Com a tela de cadastro de manutenção aberta, vá até a barra superior no canto esquerdo botão Incluir [F3], no campo descrição informe o manutenção que deseja.
O Cadastro do tipo manutenção já traz a indicação das modalidade de manutenção, pode-se realizar o vinculo tipo manutenção corretiva, com a descrição corretiva ou realizar o vinculo tipo de manutenção Preditiva com um descrição desejada, exemplo Inspeção.