Migração Firebird 5.0
O artigo tem como objetivo demonstrar o processo de migração do Firebird 2.5 para o Firebird 5.0. Onde demonstra o processo de instalação de dois Firebirds na máquina.
Para iniciarmos precisamos renomear o serviço do Firebird. Para tanto se faz necessário executar o CMD como administrador, navegar até a pasta BIN do Firebird e rodar os seguintes comandos.
cd..
cd c:\program files\firebird\firebird_2_5\bin
- Comando pra excluir o serviço
instsvc.exe r -n DefaultInstance
- Comando pra criar um serviço
instsvc.exe i -n Firebird25
Ao concluir a instalação, não iniciar o serviço, precisamos realizar algumas alterações no config do Firebird 5.0. Para tanto precisa iniciar o arquivo config como administrador e buscar por "DataTypeCompatibility" e setar a propriedade como "DataTypeCompatibility = 2.5", após buscar por "RemoteServicePort" e setar como "RemoteServicePort=3051", após pode ser salvo o arquivo. Agora precisamos liberar a porta no Firewall do windows, tanto entrada como saída.
Realizado todo esse processo, podemos nomear o serviço do Firebird 5.0 também. Para isso, navegamos até a pasta do Firebird através do CMD, executado como administrador.
cd..
cd C:\Program Files\Firebird\Firebird_5_0
instsvc.exe i -n Firebird50
Com o serviço renomeado, pode ser iniciado ambos os serviços. Para concluir será necessário alterar dois arquivos na pasta sistema, fbclient.dll e GDS32.DLL que estarão disponíveis na tarefa #19132.