Informações da API

Este artigo tem a finalidade de oferecer uma introdução a API BackOffice da Microsys Sistemas, demonstrando seu funcionamento e definindo padrões de desenvolvimento. Este é o primeiro de um conjunto de artigos que foram elaborados para orientar desenvolvedores sobre o processo de integração.

Arquitetura da API

A API foi construída utilizando a arquitetura REST, e dispõe de endpoints que podem ser acessados através de métodos HTTP, esses endpoints produzem e consomem exclusivamente dados do tipo JSON, portanto toda requisição e resposta trabalhará com o formato application/json. Existem algumas exceções, estas estão devidamente evidenciadas nas respectivas documentações de cada método. 

Endpoints da API

Os endpoints da API terão como padrão o context-path com o valor msysbackoffice/api que antecedem a URL.

Exemplo de um endpoid: http://localhost:9002/msysbackoffice/api/v1/recurso

Versionamento

A API terá versionamento dos endpoints que será controlado pela letra "v" que fará parte de cada endpoint mais o número da versão.

Exemplo: /api/v1/recurso

Requisições

A comunicação de qualquer serviço com a API se dá através de requisições HTTP em um determinado endpoint. A API trabalha com métodos GET, POST, PUT e DELETE, segue abaixo uma tabela representando a função de cada um desses métodos.

Método Descrição
GET Utilizado para consultar recursos. Este é o único dos métodos citados que não gera alterações nos dados contidos na aplicação.
POST Utilizado para criação de novos registros ou na chamada de métodos para processamento, como bloquear um usuário, por exemplo.

PUT

Utilizado para atualizar registros já existentes.

DELETE

Utilizado para remover registros já existentes.
Retornos

Toda requisição efetuada à API é retornada para o cliente juntamente com um código de retorno, os códigos de retorno oferecidos pela API são os seguintes:

Método Descrição
200 - OK Indica que a requisição foi bem-sucedida. Toda requisição bem-sucedida sempre retornará esse código.
400 - Bad Request Indica que o servidor não pode ou não irá processar a requisição por ela conter algum problema, como estrutura do JSON inválida, por exemplo.

401 - Unauthorized

Indica que o cliente não possui credenciais de acesso válidas ou não está autenticado para acessar o recurso requerido.

403 - Forbidden

Indica que o cliente esta autenticado mas não possui autorização de acesso para acessar o recurso requerido.

404 - Not Found

Indica que a rota solicitada não existe e portanto o servidor não conseguiu encontrar o recurso solicitado.

Além disso, algumas respostas retornarão dados em seu corpo, esses dados como mencionado anteriormente sempre serão do tipo application/json. As exceções serão sempre evidenciadas na documentação do respectivo método.

Autenticação no sistema

A API é protegida pela tecnologia de autenticação Basic Auth. Para possuir acesso e realizar operações no sistema o usuário precisa estar devidamente autenticado. 

Para efetuar o login é necessário passar o usuário e senha no Authorization de cada requisição, caso contrário a API retornará o erro 401 - Unauthorized.

Segue um exemplo de requisição efetuada com sucesso:

login_backoffice.JPG

Modularização da API

A API será criada em um projeto multi-módulo, onde um projeto principal irá utilizar outras bibliotecas (ou seja, um arquivo JAR que não é um aplicativo). A biblioteca irá expor seus endpoints que irão responder por um módulo ou fragmento do módulo (este quando poder ser compartilhado em mais módulos deve ser modularizado também).

 

Back to top
Informações da API | Documentação

An Error Occurred

An unknown error occurred

Return to home

Back to top