OSM
OSM - Ordem de serviço Manutenção
Este artigo tem como objetivo explicar a finalidade de como emitir Ordem de Serviço de Manutenção com e sem a OSM - Solicitação.
Este módulo tem a finalidade de realizar o Planejamento e Controle da Manutenção, você terá o gerenciamento do Tipo serviço, aplicação, manutenção, nível de prioridade, apontamentos de horas e material consumidas, elaboração dos cronogramas e controle do programação de serviços e parada de maquina. Acompanhamento de desempenhos através de relatórios.
1) Preenchimento da Ordem de Serviço Manutenção.
Para efetuar a emissão da OSM através do sistema Microsys, Acesse PCP > PCM > OSM > MANUTENÇÃO. Vá até a barra superior no canto esquerdo botão Incluir [F3], o primeiro campo de informação a ser informado será o Equipamento / Ativo, caso o serviço não envolva o Equipamento / Ativo e sim o Centro de custo, poderá ser ignorado e informado o número do centro de custo.
2) Funcionário Solicitante e Executor.
O sistema Microsys irá preencher automaticamente o nome do Funcionário Solicitante através do vinculo de cadastro do usuário, caso o Funcionário Solicitante seja outro, basta realizar uma pesquisa de informações e então informar o solicitante. Já definido o solicitante, o Funcionário Executor será a próxima informação.
3) Indicação do Serviço e descrição do laudo / Queixa.
O serviço é informado no campo código na aba serviço.
A descrição do Laudo / Queixa aba correspondente.
3) Iniciando a OSM e Status.
Com as etapas anterior preenchidas ( Equipamento / Ativo e/ou Centro de custo, funcionário solicitante e executor, serviços, laudo / queixa) vamos Iniciar OS.
Após clicar em Iniciar OS, o campo de Status será alterado automaticamente para Em Andamento.
O Botão Parar OS, aplica-se quando tiver a necessidade de Parar OS por algum motivo, exemplo: Aguardando compras / chegada de peças, serviço de terceiras. O status também será alterado automaticamente para Parado.
4) Indicação de Apontamento horas e materiais consumidos.
Agora que o manutentor realizou o serviço solicitado na OSM, vamos realizar o apontamento dos procedimentos executados, vai ocorrer em 3 etapas : Observação (descrição), Requisição Almoxarifado ( materiais ), Apontamento ( Horas).
A requisição almoxarifado deve ocorrer com o status Andamento, no status finalizada não será possível fazer o vinculo na requisição de Ordem de serviço.
Na Aba do campo Observação será descrito os procedimentos que o manutentor realizou.
Na Aba do Campo Requisição Almoxarifado, as informações são listadas através da baixa que é realizada na requisição de almoxarifado.
Na requisição Almoxarifado as colunas de informações vinculadas a ordem de serviço serão: Código da Maquina, Ordem de Serviço, Centro de Custo. Conforme exemplo abaixo.
Com tela de apontamento aberta, Click em Iniciar [F3] e logo após informe o funcionário executor.
Agora com o funcionário informado, o próximo passo é Finalizar Apontamento [F8].
Na tela PCM - Período do Movimento será informado Data inicial / Hora final e Data Final / Hora Final e logo após Confirmar [F5].
Ao realizar o apontamento do Período do Movimento, deve-se ter atenção aos intervalos de Períodos / turno, sem a indicação PCM contabilizará as horas corrida.
Apontamento com mais que um funcionário executor, o processo de apontamento será o mesmo que anterior. Com tela de apontamento aberta, Click em Iniciar [F3] e logo após informe o funcionário executor. Com o funcionário informado, será repetido o processo de Finalizar apontamento [F8].
5) Ajuste de Apontamento - Abrir [F5] ou Excluir [F6].
Na impressão da ordem de serviço abaixo, foi visualizado que não foi respeitado o Período / turno. Para editar o apontamento, click em Abrir [F5] e logo após Finalizar Apontamento [F8]. Caso necessário realizar a exclusão do apontamento, click em Abrir [F5] e logo após Excluir [F6].
6) Finalização e Impressão da OSM.
Com o apontamento realizado nas etapas anterior, pode-se Fechar OS e o Status mudará para Finalizada.
Basta Imprimir OS para visualizar a mesma.
çpçppç