Ordem de Produção
Ordem de Produção
Este artigo tem como objetivo explicar a finalidade de como emitir Ordem de Produção com e sem pedido de venda.
Este módulo tem a finalidade de realizar o planejamento e controle da produção, através dele você realizar a programação da produção ou seja a ação de avaliar a demanda total a ser produzida pela fábrica e então determinar quando cada atividade produtiva será executada. Acompanhamento de desempenhos através de relatórios.
1) Emissão da Ordem de Produção
Para efetuar a emissão da OP, acesse PCP > PCP ( Programação e Controle da Produção ) > Ordem de Produção, vá até a barra superior no canto esquerdo botão Incluir [F3]. A primeira informação a ser indicada será o Tipo Ordem Produção, como padrão o sistema possui 3 tipos cadastrados:
OP - K230 - PRÓPRIA : Utilizado para produção
OP - K250 - TERCEIRO: Utilizado para industrialização de empresas terceira
OP - K260 - REPROCESSO: Utilizando para consumir matéria prima em uma substituição no processo por defeito, danificado.
Após definido Ordem Produção Tipo, a próxima informação a ser definida é Filial que ocorre o produção ( aplicado quando tem multi-filial ).
As informações de data emissão e inicio, previsão de inicio e término, data aprovação e validade da OP, será data de inclusão pelo calendário do Windows.
Data emissão: Data que foi Incluído [F3] a ordem de produção.
Previsão de inicio: Data de inicio de produção poderá ser igual ou diferente da emissão.
Previsão de Término: Data que indica o fim da produção.
Data aprovação: Data aprovação poderá ser igual ou diferente da emissão, pois a emissão poderá ser realizada por operacional e aprovado por supervisor de PCP.
Data Inicio: A data será inserida quando se Iniciar a ordem de produção.
Data Fim: A data será inserida quando se realizar a Ordem Produção Entrada
Com as datas informadas a próxima informação a ser definida pelo usuário é a indicação tipo explosão: Explosão Total ou Primeiro Nível.
Explosão Total: Explode os itens de primeiro nível ( PE - Produtos Elaborados) , Componentes ( PE - Produtos Elaborados) que fazem parte da composição do primeiro nível e as Matérias Primas.
Primeiro Nível: Apenas itens de primeiro nível ( PE - Produtos Elaborados) e Matérias Primas.
2) Inclusão dos produtos
Com as informações básica já preenchidas na etapa anterior, agora será informado o código do produto e quantidade a ser produzida. O campo de previsão que contem as informações de fábrica e Almoxarifado é aplicado quando se utiliza Atividade / Processo / Roteiro de produção.
Com o produto informado e quantidade a ser produzida informado, o próximo passo será Aprovar e Iniciar a ordem de produção, esse processo pode ocorrer ao mesmo tempo que inclusão ou tem tempos distintos.
Com a ordem de produção, aprovada na Aba de explosão estrutura é possível auditar a quantidade explodida de produtos, a explosão estrutura calcula a ficha técnica X quantidade a produzir.
As impressões de ordem de produção, estão localizada na barra inferior relatórios.
O sistema possui impressão padrões e impressões configuráveis, caso uma configuração não atenda a necessidade do usuário é possível desenvolver uma especifica.
3) Legenda
Na tela principal das ordens de produção, existe uma legenda para os status das ordens de produção, com ela o usuário pode acompanhar em situação OP de encontra.
Aberta: Foi incluída OP mas não foi iniciado o processo.
Iniciada: Teve inicio no processo de fabricação.
Entrada Parcial: Parcialmente a produção da quantidade a ser fabrica foi finalizada.
Finalizada: Quantidade total da OP foi finalizada de produzir.
Canceladas: A ordem de produção foi anulada ou suspensa, cancelada.