Ativo Imobilizado (Equipamento / Recurso)
Este artigo tem como objetivo explicar a finalidade de como realizar o cadastro do Ativo Imobilizado.
1) Cadastro de Ativo Imobilizado (Equipamento / Recurso)
Para efetuar o cadastro de Imobilizado, acesse Arquivos > Tabelas Auxiliares > Ativo imobilizado (Equipamentos / Recurso), Vá até a barra superior no canto esquerdo botão Incluir [F3].
2) Preenchimento do Cadastro Ativo Imobilizado.
O primeiro campo a ser definido será a Filial a qual o imobilizado será instalado, em nosso cadastro possuímos duas filial, a código 1 é referente a Microsys Sistemas LTDA que comercializa e realiza o suporte, no Código 999 é referente a Sistemas Microsys LTDA que é Fabrica de Software, em nosso exemplo o imobilizado será instalado na Filial com o código 999.
Com a Filial já informada, o próximo passo será código Cadastro Produtos, poderá informar o código manualmente ou realizar a pesquisa pela lupa, com o código do produto inserido a descrição é preenchida automaticamente, caso necessário pode alterar a descrição como desejado.
Com a etapa anterior realizada, o próximo campo a ser informado será o Tipo equipamento, o tipo equipamento será apresentando em lista: Imobilizado, ferramenta, Aferição, Mão-de-Obra, Frota, Molde. Basta informar a opção desejada.
A unidade de produção, será o tipo de medida do Imobilizado, essa informação é obtida no Cadastro de Produto. Para inserir a unidade de produção pode fazer pela digitação da abreviatura da nomenclatura ou fazer a busca pela lupa.
O Campo Setor/Posto é aplicado em situações quando houver mais que um operador ou processo. Exemplo é a prensa Hidráulica com mais que um operador.
O Centro de Custo será o departamento dentro da empresa que podem ser alocados custos, direto ou indireto da área produtiva da empresa. A inclusão pode ser feita digitando o código do mesmo ou realizando pesquisa pela lupa.
Campo Tipo Família Imobilizado será aplicado seu uso quando o Imobilizado cadastrado tiver uma família de equipamentos ou serie deles como prensas ou ferramenta e Molde de fabricação de produtos.
Campo de Consumo KW será o campo para informar o consumo de energia do equipamento, essa informação é obtida no manual do equipamento, no selo Procel quando possui, ou através de medições com empresas que realizam os monitoramentos de consumo.
A informação do Campo Nota Fiscal será a informação para realizar a rastreabilidade do equipamentos quando necessário. Essa informação pode ser consultada no Cadastro do Produtos na aba NFE.
A sequencia Processos é a informação vinculada dentro do PCP > Produção > Engenharia de Processos > Estruturas Atividades.
O Fator de utilização é a porcentagem que o equipamento será utilizado dentro do processo.
A data da garantia se obtém no certificado de garantia ou acordo de compra com a empresa fornecedora, a data da compra é quando se concretiza aquisição do bem.
O campo Valor será o valor da aquisição, está informado na NFE de compra do imobilizado.
A tabela depreciação é o tempo de depreciação do Ativo Imobilizado, sua definição de Vida útil e taxa residual é realizado dentro do Cadastro Tabela Depreciação Contábil.
Os Campos Meses Depreciação e Taxa Residual são vinculados no Cadastro Tabela Depreciação Contábil.
O inicio e fim da depreciação será informado o tempo correspondente, ao informar o Inicio da Depreciação será necessário verificar no cadastro Notas Fiscais Entradas, a data de emissão e data entrada, muitas vezes as datas não são iguais. Em nosso exemplo a data da compra (Emissão) foi diferente Inicio da Depreciação (Data entrada), o produto teve entrada na data 02/02/2021 ou seja Inicio em 02/02/2021 e considerando 120 meses de depreciação (10 anos) o fim 02/02/2031.
O valor Contábil e valor Real podem ser iguais ou diferente do Valor da aquisição, os valores serão iguais quando o ativo imobilizado está sendo cadastrado pela primeira vez ou seja quando ele foi comprado novo ou usado e não sofreu nenhuma reavaliação do Bem patrimonial. Já quando o valor contábil e real forem diferente, o bem patrimonial já depreciou 100% da sua vida útil e sofre uma nova avaliação e / ou foi realizado a instalação de um novo componente (motor, IHM, CLP, etc) e aumentou o seu valor real e vida útil do mesmo.
A baixa do equipamento se aplicará quando a contabilidade emitir uma nota de venda do Imobilizado ou Perda, a data que estará na emissão da NFE será a data informada da Data da Baixa.
A Marca nada mais é que o fabricante do equipamento.
Após informado o Marca do equipamento, o campo equipamento Produção deverá ser informado como Sim ou Não, Sim quando for equipamento que envolve produção ( Prensa / Injetora ) e Não quando o equipamento não envolve produção ( Fragmentador de papel), caso seja informado sim para equipamentos de produção, deve-se informar a meta por hora de produção do equipamento. O Campo de programação de produção é informado para Sim quando sua produção participa do PCP - Programação e controle da Produção, caso contrario o mesmo será Não.
O Número máximo de Pilhas será informando quando houver produção em série no equipamentos, a operação é realizada juntamente com o PCP - Programação e controle da Produção. Em nosso exemplo não é aplicável.
Índice de Produtividade é a relação que existe entre os resultados obtidos e os recursos empregados em um processo. Quanto menos recursos forem empregados e mais resultados forem alcançados, maior a produtividade. Em nosso exemplo não será aplicado.
A prioridade de Manutenção ou também conhecida como Criticidade de manutenção, são equipamentos classificados como críticos, cujo efeito de falha ou baixo desempenho podem resultar em graves consequências, como acidentes sérios com pessoas, danos ambientais, impactos econômicos e operacionais, sua classificação vai definir a prioridade de atendimento de uma solicitação de ordem de serviço, exemplo de classificação.
Valor | Gravidade |
5 | Gravíssima |
4 | Muito Grave |
3 | Grave |
2 | Pouco Grave |
1 | Menor Gravidade |
Em nosso exemplo, será considerado o valor 1 para criticidade no equipamento, o mesmo é atendido pela CTIC da empresa.
Rotina Depreciação aplica-se a projeção de depreciação em gerar os movimentos de depreciação com base nas informações disponíveis no Ativo Imobilizado para um período igual ou superior a um mês.
Fornecedor é aquele que fornece mercadorias ou serviços ao consumidor, em nosso exemplo o Fornecedor é o mesmo que marca.
O botão anexo, é para estar armazenado manuais, imagens do imobilizado,
Pronto, Finalizamos o Cadastro do Imobilizado.