Configurações para controle do estoque em poder de terceiros
Este artigo tem como objetivo explicar como configurar o sistema para utilização do controle de estoques que ficam em poder de terceiros.
Quando o cliente gera uma nota fiscal de remessa, por padrão o sistema gera uma movimentação de estoque de saída Exemplo: Existe um estoque de 200 unidades e é dada a saída de 10 unidades e no estoque restam 190 unidades. Para que seja possível visualizar o estoque interno somado com o estoque que está em poder de terceiros, o sistema pode ser configurado para gerar uma entrada em um local de estoque de destino da nota fiscal de remessa.
Importante: Só funciona para notas de remessas e retornos sem pedido, e o cliente também precisa estar com o sistema configurado para movimentar estoque de notas fiscais sem pedido.
1) Habilitar configuração para gerar movimentação de estoque
A configuração do sistema irá definir se será habilitada a opção de controle do estoque. Por padrão, a configuração do sistema não vem marcada para fazer a movimentação de estoque que ficará em poder de terceiros. Para definir essa configuração acesse o menu "Configurações --> Configurações do Sistema --> Notas fiscais de Venda".
2) Configurar local de estoque
A configuração do local de estoque vai definir se a nota emitida irá gerar uma entrada no estoque. Para definir essa configuração acesse o menu "Arquivos --> Produtos --> Tabelas Auxiliares --> Locais de estoque".
Nessa configuração temos duas opções obrigatórias e uma configuração opcional que são descritas abaixo:
- Estoque de produto:
Essa opção define se o sistema mostrará na soma global dos estoque tudo o que está marcado como "Sim". Para o controle de estoque em poder de terceiros, essa configuração precisa estar marcada como "Não". - Tipo de Local de Estoque:
Para esse controle específico de estoque, usa-se a opção "Nosso em poder de terceiros(2) - SPED (1)".
- Entidade:
Essa é uma configuração opcional que, se for emitida uma nota fiscal de remessa, e se ao finalizar a NF não existir nenhum local de estoque definido no adicional da NF, o sistema ira buscar o local de estoque com a entidade configurada.
3) Definir um local de estoque padrão
A definição de um local de estoque padrão, pode ser definida para o cliente que não deseja informar manualmente no adicional da NF, e ao finalizar a NF, irá considerar o local de estoque que estará configurado como padrão. Para definir essa configuração acesse o menu "Configurações --> Configurações do Sistema --> Notas fiscais de Venda".
Como mostra a imagem acima, existe o local de estoque 16 que já foi criado e configurado para esse fim, e o mesmo foi definido como padrão. Observação: O sistema irá validar sempre se os parâmetros "Estoque de Produto" e "Tipo de local de Estoque" estão configurados de acordo.
4) Estoque na NF sem pedido
Certificar se o cadastro da filial está configurado para fazer estoque de NFs sem pedido. Para acessar essa configuração, acesse o menu: "Configurações -> Cadastro filiais".
Tópicos relacionados
- Finalidade e definições
- Configurando o módulo de Remessa/Retorno
- Gerenciando o envio de remessas/retornos
- Gerenciando o recebimento de remessa/retorno
- Gerenciando operação triangular (remessa direta)
- Análise e relatórios de remessa/retorno
- Funcionamento do controle do estoque em poder de terceiros (Remessa)
- Funcionamento do controle do estoque em poder de terceiros (Retorno)