Gerenciando operação triangular (remessa direta)

Este artigo tem como objetivo demonstrar como gerenciar remessa e retorno de mercadorias em operação triangular (remessa direta).

Nessa operação o estabelecimento (A) adquire uma mercadoria de um fornecedor, que irá enviar a mercadoria diretamente a outro estabelecimento (B), dessa forma o fornecedor terá que emitir duas notas fiscais, sendo uma para cada estabelecimento, porém idênticas nos produtos.

Tomamos como exemplo as seguintes notas:

  • Nota 01 - Estabelecimento A
  • Nota 02 - Estabelecimento B

Como fica o gerenciamento de remessa

O estabelecimento A irá receber a nota fiscal 01, e fará entrada pelo módulo de notas compras, indicando um CFOP configurada como "Remessa Direta". Assim terá o controle das mercadorias que terá que receber do estabelecimento B, esse processo segue o mesmo fluxo do descrito em Gerenciando o envio de remessa/retorno, com a diferença de que não há a nota de saída, então o controle é feito pela nota de compra.

O estabelecimento B irá receber a nota fiscal 02, e fará entrada pelo módulo de notas compras, indicando um CFOP configurada como "Remessa". Assim terá o controle das mercadorias que terá que retornar ao estabelecimento A, esse processo segue o mesmo fluxo do descrito em Gerenciando o recebimento de remessa/retorno.

Agora o próximo passo será por conta do estabelecimento B emitir uma nota fiscal de saída, para retornar as mercadorias, utilizando uma CFOP configurada como "Retorno", e considerando o exemplo citado, será referenciado a nota 02, já que recebeu a remessa por essa nota.

E o estabelecimento A irá dar entrada da nota emitida pelo estabelecimento B, e aqui é necessário muito atenção, pois como vem referenciada a nota 02 e essa nota não existe no estabelecimento A, o usuário deverá informar a nota 01, que é nota equivalente e que está sendo usando para o controle de remessa.


Tópicos relacionados

 

Back to top