Configurando o módulo de remessa/retorno
Este artigo tem o objetivo de explicar as configurações necessárias para a utilização do módulo de remessa/retorno.
1) CFOP
A configuração na CFOP vai definir se a nota emitida irá participar do controle de remessa/retorno. Essa configuração é essencial e todo o processo utiliza essa informação. Acesse o menu "Arquivos -> Tabelas Fiscais -> Operações Fiscais (CFOP).
Nessa configuração temos quatro opções, e abaixo vamos em qual situação se aplica cada uma delas.
- Remessa
Essa é a opção padrão para controlar o envio de mercadorias a um terceiro, na saída da mercadoria, são as notas com essa CFOP que poderemos controlar o saldo, quantidade retornada e á retornar. - Retorno
Essa opção é utilizada para registrar o retorno de mercadorias, através de notas de entrada (módulo de compras). Ao informar uma CFOP com essa configuração e importar o XML, o sistema identifica que é uma operação de retorno e solicita as notas de origem da mercadoria, para fazer o retorno automaticamente, exibindo a tela de gerenciamento de remessa/retorno para que o usuário apenas confirme as informações. - Remessa Direta
Essa opção é utilizada em notas onde a mercadoria não passa pela empresa e é enviada diretamente ao terceiro, seja para consignação, manufatura, demonstração, ou outras finalidades.
Esse processo também é conhecido como "operação triangular". - Remessa Própria
Essa opção é utilizada em operações onde o retorno da mercadoria é feito por nota emitida pela própria empresa que enviou a remessa, através de uma nota do tipo entrada.
Geralmente utiliza-se em casos de envio de produtos para apresentações ou feiras.
2) Notas de remessa
Para identificar uma nota de remessa é necessário fazer uma marcação, além da CFOP devidamente configurada. Essa marcação pode ser feita de forma manual, ou no caso da CFOP já estar configurada no momento da inclusão da nota, o sistema efetua a marcação automaticamente.
Abaixo veja como fazer a marcação:
Após essas configurações a nota já está disponível para controlar o saldo dos produtos, acompanhar e registrar o retorno parcial ou total, e tirar os relatórios disponíveis.
3) Notas de retorno
As notas de retorno vão dar baixa no saldo dos produtos enviados como remessa. Para isso também é necessário uma CFOP previamente configurada, como descrito no item 1 desse artigo, além de inserir a nota pelo gerenciamento de remessas enviadas.
4) Operação triangular (remessa direta)
As notas de origem (remessa) em uma operação triangular tem como emitente o fornecedor da mercadoria, mas é necessário identificar para qual estabelecimento a mercadoria foi enviada. Para isso criamos uma configuração no módulo de notas de compras, onde é possível informar o nome dos estabelecimentos que ficarão disponíveis para configuração.
Com essa configuração informada o próximo passo é identificar o estabelecimento nas observações da nota, dessa forma nos relatórios, gerenciamento, e tela de análise de remessa e retorno, aparecerá essa informação antes do nome do fornecedor, assim é possível saber para quem foi enviado a mercadoria.
Exemplo (tela de análise):
Tópicos relacionados
- Finalidade e definições
- Gerenciando o envio de remessa/retorno
- Gerenciando o recebimento de remessa/retorno
- Gerenciando operação triangular (remessa direta)
- Análise e relatórios de remessa/retorno
- Configurações para controle do estoque em poder de terceiros
- Funcionamento do controle do estoque em poder de terceiros (Remessa)
- Funcionamento do controle do estoque em poder de terceiros (Retorno)
Voltar à página inicial