Gerenciando o envio de remessa/retorno
Este artigo tem como objetivo demonstrar como gerenciar o envio de remessas e retorno de mercadorias.
1) Enviando uma remessa
Para enviar uma nota de remessa, é necessário informar uma CFOP configurada com as opções de remessa, e marcar a nota como "Remessa Enviada", veja abaixo:
Após as configurações acima, a nota pode seguir o fluxo normal, e ser transmitida a Sefaz.
2) Retornando mercadoria de remessa
O retorno de mercadoria é feito por notas de entrada, emitidas por terceiros (módulo de notas de compras), ou pela emissão própria (módulo de notas de vendas).
2.1) Retorno por terceiros (notas compras)
O retorno por meio de terceiros ocorre no módulo de notas de compras, onde é necessário informar uma CFOP configurada como "retorno", e o processo pode ser efetuado de duas formas:
2.1.1) Importando o XML
Na tela de notas de compras inclua uma nova nota e clique na opção para importar o arquivo XML, nesse processo o sistema irá identificar se a CFOP é configurada como "retorno", então solicitará para o usuário informar as notas fiscais de origem (remessa).
Após a confirmação, o sistema fará a leitura dos itens (produtos) do arquivo XML e cruzará com as informações das notas de origem (remessa), exibindo a tela de gerenciamento de remessas filtrando as informações e sugerindo a baixa de saldo nas notas informadas e quantidade identificado no XML, ficando a cargo do usuário apenas conferir e confirmar a operação.
Para compreender melhor veja a simulação a seguir:
2.1.2) Incluindo manualmente
Caso você não tenha identificado as notas de origem (remessa), ou não tiver o arquivo XML, poderá utilizar o processo manual para efetuar o retorno.
Para isso, inclua uma nova nota e informe os dados de cabeçalho (número, fornecedor, CFOP, etc), porém não informe os itens (produtos) na nota, isso será feito pelo gerenciamento de remessa, através do menu "Processos -> Gerenciar Remessas Enviadas".
Nessa tela o usuário poderá selecionar os itens (produtos) a retornar, além de filtrar por nota, visualizar o saldo atual, etc. E após confirmar a seleção, os itens serão incluídos automaticamente na nota de entrada, baixando o saldo de remessa.
3) Referência de notas
O referenciamento de notas fiscais, que identificam as notas de origem (remessa) nessa operação, é feito automaticamente nesse módulo quando a CFOP estiver configurada como "retorno", e é possível visualizar no menu "Processos -> Documento Referenciado".
Tópicos relacionados
- Finalidade e definições
- Configurando o módulo de Remessa/Retorno
- Gerenciando operação triangular (remessa direta)
- Análise e relatórios de remessa/retorno
- Configurações para controle do estoque em poder de terceiros
- Funcionamento do controle do estoque em poder de terceiros (Remessa)
- Funcionamento do controle do estoque em poder de terceiros (Retorno)