Finalidade e definições
Este artigo tem como objetivo explicar a finalidade e definições do módulo de remessa/retorno de mercadorias.
A finalidade do módulo é controlar o saldo de mercadorias por meio de nota de remessa, para situações como: industrialização, consignação, demonstração, armazenamento, conserto, etc.
Esse controle por ser feito pelo estabelecimento que envia a mercadoria, visualizando o que falta retornar, o que já retornou, bem como saldo atual. E também pode ser feito pelo estabelecimento que recebe uma mercadoria por nota de remessa, e precisa saber o que já retornou e o que ainda falta retornar.
1) Remessa enviada
Operação onde um estabelecimento envia mercadoria à um terceiro, através de nota de saída com CFOP de remessa, e que posteriormente irá retornar ao estabelecimento por nota de entrada com CFOP de retorno.
Exemplo:
2) Remessa recebida
Operação onde um estabelecimento recebe mercadoria de outro, através de nota de entrada com CFOP de remessa, e que posteriormente deverá retornar ao estabelecimento de origem por nota de saída e CFOP de retorno.
Exemplo:
De acordo com as definições acima, e exemplos citados, podemos perceber que ambos os estabelecimentos podem controlar o saldo das mercadorias.
3) Operação triangular (remessa direta)
Essa operação ocorre quando um estabelecimento adquire mercadoria de um fornecedor, e este envia diretamente á um terceiro, sem que a mercadoria passe pelo estabelecimento do adquirente.
Exemplo:
Tópicos relacionados
- Configurando o módulo de Remessa/Retorno
- Gerenciando o envio de remessas/retornos
- Gerenciando o recebimento de remessa/retorno
- Gerenciando operação triangular (remessa direta)
- Análise e relatórios de remessa/retorno
- Configurações para controle do estoque em poder de terceiros
- Funcionamento do controle do estoque em poder de terceiros (Remessa)
- Funcionamento do controle do estoque em poder de terceiros (Retorno)
Voltar à página inicial